BBB21 e a Cultura Cancelamento

áudio do texto

No Blog do DricaRibas, eu já escrevi vários posts comentando sobre o Big Brother Brasil. Um programa de baixo custo, que coloca pessoas desconhecidas dentro de uma casa e em situações extremas. Nas primeiras edições, com pessoas comuns, o programa alcançou recordes de audiência.

Com o tempo, tanto a Rede Globo, bem como os aspirantes a celebridades observaram uma oportunidade única. A Globo com um programa de baixo custo, afinal de contas, os aspirantes a celebridades não precisam receber “salários” e os mesmos ganham a vitrine perfeita para aparecer para o grande público.

A cada edição do BBB há uma variação do formato de programa. Este ano há uma mistura de famosos com desconhecidos. E claro que isso é uma vitrine poderosa, mas ainda, em tempos de Pandemia onde o processo de digitalização acelerou. Em redes sociais, como o Instagram, o número importante de seguidores é ouro.

Como aconteceu, em outros programas, houveram brigas. Logo nas primeiras semanas, Lucas Penteado desistiu do programa pelas pressões e brigas. Nego Di e Karol Conká saíram com rejeição máxima. Não vou entrar nos méritos, porque são percepções bastante pessoais. Mas, ambos ao se desconectarem do mundo real e entrar no jogo, as vezes de uma forma agressiva, acabaram por exagerar. Ambos sairam com a imagem arranhada, junto ao público .

Cultura do Cancelamento

Essa é uma prática bastante comum nas redes sociais, seja entre adversários, por exemplo influenciadores brigando pelo mesmo patrocinador ou na política para anular o adversário. Prática que eu considero muito ruim.

Com certeza, as próprias redes sociais lucram com esse negócio, até porque o algaritmo não possue nenhum tipo de sentimento. Comum também, para os chamados linchamentos virtuais são os exércitos de perfis falsos. Esses achincalham a vítima o máximo. Nesse ponto, as redes sociais podiam fazer algo, mas lucram com esses engajamentos.

Devido aos comportamentos de ambos na casa, o cancelamento de Nego Di e Karol Conká vieram com força. A pergunta que fica: Cabe nós julgarmos? Afinal de contas, ninguém foi obrigado a participar do programa. Será que há preparo para encarar situações estressantes? É muito difícil de avaliar.

Por fim, para concluir essa pequena reflexão, o grande ganhador até agora é a própria Rede Globo. A cada paredão, a emissora faturou muito. Os participantes também. De acordo com o site Gshow, os participantes da edição do BBB21 conseguiram com suas redes sociais juntas, o total de 181 milhões seguidores. Quase um Brasil todo!

Não sabemos como o reality continuará e quais serão as próximas polêmicas. No caso dos famosos, esses terão de refletir se sua participação valerá a pena ou não. Pode ser que seja um grande sucesso ou fracasso. A pergunta é se algum famoso vai querer participar nessas condições, nas próximas edições do BBB. Em tempos de redes sociais, tudo cuidado é pouco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.