A Corrupção compensa

Os últimos acontecimentos na nossa política deixou claro, que todo o esforço que se fez contra o combate à corrupção foram jogados fora.

Em uma canetada, o Ministro Edson Fachin liberou o ex-presidente Lula das condenações da Operação Lava-Jato. Ontem, em uma sessão dos horrores do Supremo Tribunal Federal decidiu que o ex-juiz Sérgio Moro era parcial para julgar Lula. Baseou-se em áudios roubados e costura-se a narrativa de Moro é ladrão e Lula é inocente.

Há vários políticos interessados em enterrar a Lava-Jato ou qualquer iniciativa contra o combate a corrupção. Na sessão de ontem do STF, os ministros deixaram claros suas nomeações políticas e como possuem a caneta poderosa de decidir, não de acordo com a lei, mas com a conviniência partidária de sua indicação

Sérgio Moro errou

Lá trás, quando Sérgio Moro largou o magistrado e aceitou o convite para ser Ministro da Justiça, eu havia apontado que poderia ser arriscado. Se aceitou por vaidade ou por ter uma possível cadeira do STF não se sabe. Quem sabe, se ele tivesse permanecido como juiz de primeira instância, a Lava-Jato poderia ter sido mantida, pelo menos uma parte.

Agora, resta saber se uma terceira via para as eleições de 2022 será possível. Ontem, o Presidente Jair Bolsonaro, em pronunciamento a nação prometeu vacinas. Fato, que no mercado mudial, há falta das mesmas. Não isenta o governo de seus erros, bem como a oposição, com sua mentalidade de “deixar sangrar”, mesmo que isso acabe por matar milhares de brasileiros.

Ao mesmo tempo, a esquerda petista corre para emplacar narrativas. Com o péssimo resultado das eleições municipais do ano passado, usar o Lula para tentar uma volta ao poder é uma espécie de última chance. Resta saber se anti-lulismo ou anti-bolsonarismo será mais forte, e claro se o vírus permitirá alguma margem de manobra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.