
É fato, a situação da Covid19 é melhor no Brasil atualmente. Mesmo com a péssima gestão do Governo Bolsonaro durante a Pandemia, o número de brasileiros vacinados contra a Covid19 é de 130 milhões, totalmente imunizados. Aqui na Áustria se chegou a a 66% da população duplamente vacinada, mas depois de medidas drásticas. O país alpino se encontra em lockdown até o 12 de dezembro e terá uma obrigatoriedade de vacina, a partir do primeiro de fevereiro.
Na semana passada, o Rio de Janeiro zerou o número de pacientes de Covid19 nos hospitais, o que é uma excelente notícia. Mas, a pergunta que fica no ar é: Será poderemos ter carnaval, sem que a variante Delta não atrapalhe?
É uma pergunta dificil de se responder. Verdade que para o carioca, o carnaval é o “momento” do ano. Aquele que muitos esperam para literalmente para espairecer, mais ainda depois de tanto tempo de confinamento. Também não se pode considerar o aspecto econômico para a capital fluminense, do ponto de vista do turismo.
Mas, mesmo assim, o que se observou aqui, justamente depois do verão, quando as temperaturas começaram a descer, o número de casos de Covid19 disparou com a variante Delta do vírus da Covid19 que é muito mais contagiosa que a versão orginal.
O que a cidade do Rio de Janeiro deveria fazer, urgentemte, era vacinar toda a sua população. Também seria prudente exigir dos turistas estrangeiros uma carteira ou comprovante de vacinação e tentar bolar um plano de contenção do vírus, caso várias pessoas se infectem ao mesmo tempo. Vejam o tweets que troquei com a prefeitura
Por outro lado, cidades do interior de São Paulo resolveram cancelar o carnaval por medo de uma possível onda de infecções da Covid19. O que é bastante compreensível. O que estamos vivendo, aqui na Europa é verdadeiro desastre. E olha que a estação de inverno, nem começou.
Uma consideração sobre “Terá carnaval no Brasil?”