Moro candidato

Opinião da Adriana Ribasmayer.

Eu ando bastante ocupada com os desdobramento da Pandemia, aqui na Europa. Sobretudo tentando informar a comunidade brasileira aqui e também tentando trazer a verdadeira dimensão da situação, sem os ideologismos da imprensa comercial brasileira.

Mesmo assim, eu achei bem interessante a candidatura de Sérgio Moro. Deixo claro que não participo de nenhuma tribo “ista” e nem tenho políticos ou partidos de estimação.

Mas, levando em conta o nível de debate público brasileiro, super tosco, de um populismo baixo entre Lula e Bolsonaro. De repende a candidatura do Moro eleva um pouco o debate político, no Brasil.

Eu já escrevi e comentei muitas vezes sobre a razão, pela qual a Operação Lava-Jato ganhou o gosto do brasileiro. Devolveu ao brasileiro o questionamento quanto ao uso do dinheiro público, aquele que é pago através dos impostos.

Surprendente ver a quantidade de textos na imprensa e redes sociais defendendo a corrupção, como algo “normal”.

Fato que não existe sistemas perfeitos. Aqui na Áustria, há uma crise política muito grande envolvendo o ex-Primeiro-Ministro Sebastian Kurz acusado de corrupção passiva e ativa. A principal é o uso de verba publicitária do Ministério das Finanças na uso de campanha eleitoral, no ano de 2017. Mais sobre o tema, clique aqui.

Mesmo assim, não se justifica a corrupção como modo de fazer política. É necessário viramos a página para avançarmos em várias áreas, especialmente as principais que são sáude, educação e segurança pública. A trinca intocada pela política brasileira.

Por outro lado, Sérgio Moro não deve ficar somente com a bandeira do combate à corrupção. Deve avançar em outros assuntos, o que ele tem feito com boa desenvoltura.

As pesquisas recentes mostram que Moro já passou dos dois dígitos e tirou candidatos da zona de conforto, como o Lula ou o Bolsonaro.

Claro, que ainda há muito tempo para as eleições, no ano que vem, em outubro. A política brasileira é totalmente imprevisível.

Mas, a candidatura de Moro fez bem ao debate público. Que venham outras. Precisamos varrer esse populismo estúpido de uma vez, se quisermos que o país evolua.

Autor: Adriana Ribasmayer

Jornalista que adora observar o cotidiano e contar suas histórias. Journalistin mit einem Blick für Alltag Geschichte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: