O Passaporte Sanitário, sim senhor!

Passaporte Sanitário

Como acontece a cada discussão importante, o passaporte sanitário para estrangeiros também virou uma briga de militâncias nas redes sociais. Mas, aqui temos que abrir um grande parênteses, a exigência do passaporte sanitário, com o carimbo da vacina da Covid19 salva vidas e protege o sistema de saúde de um colapso.

Aqui na Europa Central, a quarta da onda infecções vem afetando e muito os países. A Áustria, por exemplo, se viu obrigada a impor o quarto lockdown. Não somente! Por conta da má gestão da crise da Covid19, Sebastian Kuz, o ex todo poderoso Kanzler se viu obrigado a renunciar e se retirar da política austríaca. Para ler mais, clique aqui.

Kurz não queria impor mais um lockdown, medida que foi necessária para diminuir o número de infecções e dar um alívio para as unidades de terapia intensiva no país. No começo do lockdown, na última semana de novembro, a taxa de incidência era de 1000 para 100 mil habitantes. Agora, pouco mais de três semanas depois, a taxa de incidência é de 367,5.

Claro que um lockdown – confinamento não é uma medida simpática. É uma medida impopular, que traz impactos desastrosos para a economia. Há um cálculo que chegar até 140 milhões de euros, por dia, aqui na Áustria. É um prejuízo daqueles.

No caso do Brasil, agora estamos começando o verão. Muitos europeus e norte-americanos querem fugir do hemisfério norte e seguramente ir para os trópicos é uma solução. Mais ainda, em tempos de Pandemia, quando o número de casos de Covid19 diminui bem. Também, a campanha de vacinação está bem adiantada no Brasil. Mais de 80% tomou pelo menos a primeira dose.

Bolsonaro, o problema

Infelizmente, por conta do Bolsonaro e seu negacionismo, a população brasileira não está 100% por cento imunizada, como foi mostrado na CPI da Covid19.

A decisão da Anvisa de exigir o passaporte sanitário para estrangeiros é essencial. Há várias pessoas, aqui na Europa que não querem se vacinar. Fugir para o Brasil seria a solução perfeita. O problema que o vírus, e mais a variante Delta e agora a recém descoberta variante Ônicrom chegando no país, pode ser um desastre. Vale lembrar que mais de 600 mil brasileiros morreram por conta da Covid19.

Rio de Janeiro sem turismo?

Há pouco mais de duas semanas, o Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes anuciou que a festa de Reveillón, na praia de Copacabana tinha sido cancelada. Mas, voltou atrás, ao anunciar que não haverá festa, mas a queima de fogos foi mantida. Pergunta: Qual é diferença? Nenhuma, porque haverá aglomeração, assim mesmo.

Para o Rio de Janeiro é uma questão central o turismo, mais ainda o carnaval. O grande problema é que aglomeração de pessoas é uma situação perfeita para proliferação do vírus da Covid19.

O positivo é que a Prefeitura do Rio incentivou a vacinação. Mas, infelizmente, não será possível evitar o contágio e um possível aumento do número de internações.

Estratégia para o vírus da Covid19

O que se precisava era uma estratégia para evitar a contaminação em massa. O primeiro passo já foi dado, com a vacinação em massa. O que aliás é melhor no Brasil, do que aqui na Europa. Por conta da baixa taxa de vacinação, a Pandemia ainda não acabou.

Mesmo assim, haveria a necessidade de uma política, que inclui o Passaporte Sanitário para a entrada de estrangeiros, no Brasil. Pena que isso virou motivo de politicagem, para variar.

A última notícia é que o Supremo Tribunal Federal, na decisão do Ministro Luís Roberto Barroso determina que os estrangeiros devem estar com o Passaporte Sanitário. Espera-se que assim seja.

Autor: Adriana Ribasmayer

Jornalista que adora observar o cotidiano e contar suas histórias. Journalistin mit einem Blick für Alltag Geschichte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: