Auto testes para Covid19 servem?

Auto testes contra a Covid19 como opção, no Brasil.

Esse dias, eu li no jornal “O Globo” online, a ideia de que a Anvisa poderia liberar os testes de Covid19, o teste do cotonete para serem comprados nas farmácias, no Brasil.

Sendo assim, a pessoa compraria e faria o auto teste em casa. Caso positivo e com sintomas leves, ela pode ficar em casa, isolada.

A ideia em si, não é ruim, mais ainda, em um país que não há nenhum tipo de testagem e o que há é muito caro. Depois de muito pesquisa na Internet, eu descobri os valores de 193 a 273 reais, dependendo da farmácia.

Mesmo nas páginas das farmácias, algumas que oferecem agendamento, não é possível saber o preço. E muitas, já não mais possível agendar testes, por não ter os kits.

Como funciona aqui na Áustria

Com a primeira onda de infecções, no começo do ano passado, os primeiros testes utilizados foram os testes Antigeno, os testes do cotonete.

Eles têm uma imensa vantagem, em cima do teste PCR. Em apenas 15 minutos, a pessoa sabe se está infectada ou não. Havia a possibilidade de se retirar esses testes, gratuitamente, com o número do seguro social.

Mas, com o tempo, esses testes foram deixados de lado. Primeiro, para serem aceitos, era necessário a assinatura de um médico. Depois, nem sempre o resultado é confiável.

Por isso, sempre que é feito um teste de Covid19 e ele é positivo, sempre é recomendável fazer um teste PCR, no laboratório para confirmar o resultado. O teste de PCR, o chamado teste do gargarejo demora 24 horas.

Vale lembrar que esses testes, seja o do cotonete ou PCR são gratuitos, aqui na Áustria, através do Seguro de Saúde, o “Krankversicherung”.

Funcionaria no Brasil?

Essa é uma pergunta! A princípio funcionaria se houvesse a possibilidade de se confirmar o resultado através do SUS – Sistema Único de Saúde, com um teste PCR.

Na minha opinião, do que foi visto até agora, o auto teste têm suas limitações. Mas, em um país que não acesso aos testes de Covid19, com certeza é uma luz no fim do túnel.

Falta vontade política, seja do governo que é negacionista. Seja da oposição que se cala.

Autor: Adriana Ribasmayer

Jornalista que adora observar o cotidiano e contar suas histórias. Journalistin mit einem Blick für Alltag Geschichte.

Uma consideração sobre “Auto testes para Covid19 servem?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: