Minas Gerais: Chuvas de Verão

Minas Gerais debaixo de chuva. Uma mistura das chuvas de verão com mudanças climáticas.

Verão significa chuvas torrenciais. Depois do calorão vem a tromba de água. É o clássico do verão, mas as chuvas ganharão um potencial destruidor com as mudanças climáticas ao longo dos anos.

A BR 040* é uma velha conhecida minha. Não sei quantas vezes, eu peguei essa estrada na minha vida, claro do tempo que em eu vivi em Brasília, indo para o Rio de Janeiro de carro ou de ônibus, seja por trabalho, visitar parentes ou de férias.

Eu me lembro, um verão em que eu e minha família fomos de carro de Brasília para o Rio de Janeiro. Isso faz mais de trinta anos. Aliás, o que sempre fazíamos, já que somos oriundes do Rio. A saudade do mar sempre batia!

No trecho entre Cristalina (GO) e João Pinheiro (MG), o carro passou por um buraco bem grande e quebrou. Além da roda, também foi uma peça do motor. Meu pai não estava correndo muito e o buraco simplesmente apareceu na nossa frente e não havia como desviar.

Nínguem saiu ferido e tivemos sorte de estarmos perto de João Pinheiro. Conseguimos chegar na cidade e encontrar o mecânico. A roda foi consertada, mas a peça do motor, teve de vir de Belo Horizonte. Isso fez que a gente tivesse que esperar horas em João Pinheiro.

Isso foi há mais de trinta anos. Também me lembro que nessa viagem chovia muito, o típico do verão. Sem contar, com outro clássico brasileiro, a má conservação das estradas. Como são mal feitas, com a chuva viram uma mistura de lama com buracos e até crateras. O que se torna um verdadeiro perigo.

Não deixe de ler os seguintes post:

Minas Gerais debaixo de chuva

No começo do verão 2022, vários trechos da BR040 estão fechados por conta das enchentes. Há aquela triste história cuja a família que resolveu tomar um desvio da BR 040 e morreu soterrada.

Além do mau estado das estradas, há o problema das represas, parte delas construídas de qualquer maneira. Claro também, que o volume de chuva que cai é totalmente anormal. Isso obriga aos governos a levar a sério as questões das mudanças climáticas! Será que esse assunto virará finalmente pauta?

Observação: A BR 040 é a estrada que começa em Brasília, com a via EPIA e via EPCT, atravessa todo o estado de Minas Gerais entre a divisa com Goiás até a divida com de Minas com o Rio de Janeiro e termina na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro. Para saber mais clique aqui.

Autor: Adriana Ribasmayer

Jornalista que adora observar o cotidiano e contar suas histórias. Journalistin mit einem Blick für Alltag Geschichte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: