O começo da minha odisséia com as minhas alergias e intolerâncias começou com a quantidade de vezes que parei em pronto-socorro de hospital, com vômitos e diarréias.
Até que um dia, a minha médica de confiança no Brasil me disse assim: “Isso não é gastrite e sim uma possível alergia alimentar. Melhor fazer um exame de sangue para alergias alimentares”.
Quando eu voltei para a Áustria, eu consultei a minha médica de confiança aqui e fiz o exame.
Não existe um exame específco para a intolerência ao glúten, por exemplo. O sangue é coletado e exposto para vários tipos de alimentos e componentes. É o que se chama de “grau de ligação do anticorpo da imunoglobulina G (IgG) a cada alimento é medido e, com isso, os resultados são especificados de acordo com cada variação”.
Esse é um exame caro e demora tempo para o resultado. No meu caso, o meu resultado demorou três meses! No meu caso, o plano de saúde
Vale lembrar que ser intolerante não é ser alérgico. O intolerante pode comer “algo”, dependendo da sua tolerância. Já o alérgico, não pode comer de jeito nenhum. Vejam o vídeo no DricaRibasTV: