Os últimos movimentos da política brasileira para tentar viabilizar a tal “terceira via” foram desastrosos. Há uma parcela da população que gostaria de sair do Lula-Bolsonaro.
Mas, se olharmos as pesquisas, elas mostram que o bolsopetismo tem força. Isso se dá pela propaganda bolsonarista que utiliza a máquina governamental para se posicionar nas mídias e redes sociais.
Ao mesmo tempo, a propaganda lulopetista segue forte com o apoio de uma fatia importante da mídia comercial e classe artística.
Com isso, qualquer outra força política terá dificuldade para se sobrepor.
Vendo nesse contexto, se há alguma força política em Brasília com o mínimo senso, o melhor a fazer é montar uma bancada para fazer oposição. Esse foi o grande problema dessa legislatura.
Bolsonaro, carta fora do baralho?
Há muitos analistas políticos que apostam nisso. E a resposta é não. Bolsonaro ainda possue a máquina governamental a seu favor e sentimento anti-PT.
As úlitmas declarações do Lula foram bem nessa direção. Lá trás, ainda na Pandemia da Covid19, o PT não quis apoiar a Impeachment porque via a chance de rivalizar com o Bolsonaro. E isso se confirma nas pesquisas.
Observações: PT é a sigla para o Partido dos Trabalhadores. O partido atual do Bolsonaro é o PL – Partido Liberal.